terça-feira, 3 de novembro de 2009

WALTER GROPIUS (Carlos Henrique)

Walter Gropius foi um grande arquiteto alemão nascido em 18 de maio de 1865 em Berlim que ficou bastante conhecido por dar nova aplicação funcional à arte e conceber novos métodos e materiais direcionados à construção. É considerado um dos maiores nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Staatliches-Bauhaus (em português “Casa de Construção do Estado”) na Alemanha, ou simplesmente Bauhaus, que foi uma escola que revolucionou nas áreas de design, artes plásticas e arquitetura no último século e que funcionou entre 1919 e 1933. Gropius ainda foi diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard.

Inicia os estudos de arquitetura em Munique e logo começa a trabalhar com Peter Behrens, um dos arquitetos precursores do estilo modernista. Em 1910 funda seu próprio escritório. Com Behrens sendo sua grande inspiração concebe seu primeiro grande projeto um ano mais tarde, o da Fábrica de sapatos Fagus, na cidade alemã de Alfeld an der Leine. Já se observava a grande contribuição de Gropius para o mundo do design artístico e arquitetônico como os fechamentos em vidro, volumetria pura e estrutura independente, que ainda viriam mais tarde ser bastante úteis para a cenografia.


Em 1915, Gropius casou-se com Alma Mahler, então viúva do músico Gustav Mahler. Entretanto a união durou apenas 8 anos. Teve que fazer um “recesso” forçado durante a I Guerra Mundial, quando Gropius foi convocado para defender seu país. Retornou do confronto bélico como oficial altamente condecorado e então participou do chamado Grupo de Novembro, cujo objetivo era analisar e absorver o legado da revolução de novembro de 1918, que derrubou a monarquia na Alemanha. Foi nesta época de revoluções e mudanças que nasceu a Bauhaus.


A escola surgiu com o ideal de "grande construção" e representava a corrente da nova objetividade. Seu lema inicial era construir a "catedral do futuro" ou "catedral do socialismo". Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus tentava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, sem contradições e pacífica.


Walter Gropius esteve à frente da Bauhaus até o ano de 1928. Nos primeiros anos seus conceitos foram influenciados pela idéia da "obra de arte total", sintetizada pelo músico Richard Wagner no século XIX, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Acusada de ser judeu e bolchevique pelo governo conservador da República de Weimar, criada logo após o término da I Guerra Mundial, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica. Sem o apoio dos sindicalistas e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou suporte e recursos financeiros com os industriais. A política não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista".


Temendo ser perseguido pelo regime nazista, Walter Gropius pediu asilo na Inglaterra em 1934. Em seus anos no Reino Unidou uniu-se ao também arquiteto Maxwell Fry em projetos residenciais e escolares da época que influenciarem fortemente a arquitetura local. Em 1937 recebeu um convite da Harvard Graduate School of Design (Escola de Design e Arquitetura da Universidade de Harvard) nos Estados Unidos. Gropius lecionou tornou-se diretor do departamento em 1938, função na qual permaneceu até 1952. Ao chegar à América do Norte projetou a própria casa em que iria morar com sua família, hoje conhecida como Gropius House (Casa de Gropius), na cidade Licoln no estado de Massachusetts. A casa que o arquiteto construiu teve um grande impacto sobre a arquitetura norte-americana com seu “Modernismo Internacional”, pois seu detalhamento manteve fortes ligações com os princípios da Bauhaus, projetada de forma simples, mas bem concebida e erguida com acessórios inovadores como os suportes de luzes de parede de aço e corrimão cromado, assim como na estrutura da casa com paredes de blocos de vidro e estrutura de madeira.

Após tornar-se cidadão norte-americano em 1944, Walter Gropius fundou um ano depois a TAC (“Ordem Colaborativa dos Arquitetos” em português) cujo escritório foi sediado em Cambridge, também no estado de Massachusetts, em conjunto com jovens arquitetos. Em pouco tempo a TAC se tornaria um dos mais conhecidos e respeitados escritórios de arquitetura do mundo. Porém em 1995 decretou falência.

O fundador da Bauhaus esteve no Brasil em 1953 por ocasião da 2ª Bienal de São Paulo. Em sua visita conheceu a Casa de Canoas, projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Durante o encontro comentou com seu colega de profissão sul-americano que “a casa era bonita, mas não era multiplicável”. Chateado com o comentário de Gropius, Niemeyer retrucou questionando “como alguém poderia falar tanta bobagem com ar de seriedade e como poderia ser multiplicável uma casa que se adapta tão bem ao terreno".


Gropius permaneceu fiel aos seus princípios funcionalistas e universalistas até sua morte, em 5 de julho de 1969 na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Além dos projetos mencionados, o arquiteto alemão ainda projetou o prédio residencial para a exposição de arquitetura Interbau em 1957, o prédio do Arquivo da Bauhaus e um conjunto habitacional de 18,5 mil moradias no bairro de Neukölln em Berlim, que hoje leva o nome de Gropiusstadt ou “Cidade de Gropius”, cujos desenhos arrojados são influências constantes nos estudos de arquitetura mundo a fora.



* REFERÊNCIAS

  • DROSTE, Magdalena. Bauhaus-Archiv. Koln: Taschen, 2006 (tr. Casa das Línguas, Lda)
  • GROPIUS, Walter. Scope of Total Architecture. Londres: Allen & Unwin, 1956
  • Deutsche Welle – “1883: Nasce arquiteto Walter Gropius, fundador da Bauhaus” (http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3518662,00.html)
  • GROPIUS, Walter; Bauhaus - novarquitetura; São Paulo: Editora Perspectiva.
  • BENEVOLO, Leonardo; História da arquitetura moderna; São Paulo: Editora Perspectiva.




Foto: Louis Held

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