sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Erwin Piscator - Élida



Erwin Friedrich Maximilian Piscator (17 de dezembro de 1893 em Greifenstein-Ulm - 30 de Março, 1966 em Starnberg) foi um diretor de teatro alemão e produtor que, com Bertolt Brecht, foi o principal expoente do teatro épico, uma forma que enfatiza o conteúdo político-social de drama, e não a sua manipulação emocional do público ou de beleza formal. Foi um dos mais importantes encenadores alemães do século XX, pois juntamente com Bertold Brecht foi o principal fundador do teatro épico (género de teatro que trata o contexto sociopolítico).Encenou as suas peças de acordo com as suas teorias sociopolíticas, que influenciaram os eleitores e clarificaram os ideiais das políticas de esquerda,. Fez uma adaptação do drama romântico de The Robbers de Friedrich Schiller, que originou uma grande polémica pois Piscator cortou muito texto e reinterpretou-o como um caminho para as suas convicções políticas.
Em 1927, Piscator funda a influente mas de curta duração Piscator-Bühne, a sua própria companhia de teatro em Nollendorfplatz onde voltou a produzir peças polémicas com conteúdos sociopolíticos.
Apresentações na Broadway
Gotthold Ephraim Lessing, Nathan o Sábio (Belasco Theatre, 1942)
Adaptação teatral do romance de Theodore Dreiser, An American Tragedy, sob o título The Case of Clyde Griffith (encenação de Lee Strasberg)
Filmes
Revolta dos Pescadores (Vosstaniye rybakov). Diretor: Erwin Piscator, Roteiro: Georgi Grebner, Willy Döll, Produtor: Michail Doller, USSR 1932-1934.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Jacques Copeau" por Jaqueline Silva

Jacques Copeau nasceu em 4 de fevereiro de 1879 na cidade de Paris. Foi diretor , crítico e professor de Arte Dramática. Copeau foi um inovador do teatro contemporâneo pela redução dos cenários aos elementos indipensáveis à ação e a eliminação da barreira entre atores e o público, e adoção da cenografia baseada principalmente em efeitos de luz. Jacques se casou e teve dois filhos. Dirigiu a revista literária La Nouvelle Revue Française, criou o Théâtre du Vieux-Colombier que foi o primeiro teatro escola da cidade. Na primeira Guerra Mundial o teatro suspendeu suas atividades mas depois Copeau deu continuidade ao seu trabalho, porém trinta anos depois ele viria a falecer em Beaune na França.